Simulador Óptico de Oximetria HS-F

O simulador óptico de oximetria HSF é o mais novo acessório do simulador multifuncional HS30 . Este pequeno, mas poderoso acessório, adiciona a capacidade de simulação óptica ao simulador HS30, permitindo a verificação simultânea do sensor de oximetria e do oxímetro.

Ao conectar o simulador óptico de oximetria HS-F ao Simulador multifuncional HS30, ele automaticamente é ligado e o HS30 reconhece que o simulador óptico HS-F foi conectado.

Com o simulador óptico HS-F devidamente conectado ao HS30, ele pode operar em dois modos, manual ou automático, sendo que a seleção deste parâmetro é realizada através do menu de configurações do simulador multifuncional HS30.

O menu de oximetria óptica permite selecionar o modo de operação do HS-F e também seus parâmetros de funcionamento quando configurado para funcionamento em modo manual.

Teoria de Funcionamento:

 

 

 

 

 

 

 

Assim como na simulação elétrica, a simulação óptica é sincronizada com o sinal de ECG e permite a variação da saturação, da frequência e da amplitude (perfusão) do sinal. A oximetria de pulso (SpO2) determina o valor da saturação de oxigênio e a frequência de pulso periférico utilizando técnicas espectrofotometria e pletismografia.

Os sensores de oximetria possuem dois emissores de luz com comprimentos de ondas diferente na parte superior, sendo uma faixa de luz vermelha e outro na infravermelha. Na parte inferior, possui um fotodetector capaz de medir a quantidade de luz de cada tipo que passa através do dedo.

Ao atravessar o dedo, estas emissões de luz sofrem alterações que dependem de varias condições: espessura do tecido, sangue venoso, sangue arterial, osso, cartilagem, cor da pele, etc. A oxi-hemoglobina e a desoxi-hemoglobina absorvem radiação vermelha de uma forma diferente da radiação infravermelha. A relação entre as absorções, para 2 comprimentos de onda utilizados, na parte pulsátil (sangue arterial), determina o valor da saturação de oxigênio.

O HS-F funciona como um simulador óptico fazendo a leitura do sinal dos emissores do sensor de oximetria e modulando a luminosidade para que o fotodetector do sensor conectado realize a leitura da oximetria.